Já é de conhecimento que o PVC Semi Rígido se diferencia pela versatilidade, leveza, estética, economia e durabilidade que confere aos projetos.
Mas quando falamos em materiais ideais para embalagens da indústria alimentícia, por exemplo, há ainda quem confunda o PVC Semi Rígido com o acetato.
No entanto, o que muitos ainda não sabem é que o acetato deixou de ser fabricado pelas indústrias há algum tempo.
Neste artigo você descobrirá quais são as diferenças de ambos os materiais e porque o PVC Semi Rígido é o mais indicado em termos técnicos e competitivos.
O PVC Semi Rígido é um termoplástico durável e resistente, que pode ser submetido aos mais diversos tipos de processos, entre eles, o Vacuum Forming, uma técnica de termoformagem que alia a precisão técnica ao baixo custo na confecção de muitos moldes.
O PVC em sua forma “Semi Rígida” resiste a produtos químicos, como alguns ácidos e líquidos inorgânicos. É isolante elétrico, elástico, ou seja, segue eventuais movimentos de assentamentos e possui alta flexibilidade.
Além disso, o material é incombustível, ao ser retirada a fonte, a chama apaga-se sozinha e também amolece a partir de 62°C – à 180°C -, fica pastoso e, a 220°C – carboniza.
Entre os formatos de PVC Semi Rígido podemos encontrá-lo em bobinas e chapas, disponíveis nas cores branca (lisa e fosca) ou cristal.
Além de ser muito utilizado na tecnologia de Vacuum Forming, como já mencionado no início deste artigo, o PVC Semi Rígido pode ser usado também em corte e vinco e impressão, tornando-se possível a criação de diversos tipos de embalagens para alimentos, incluindo brinquedos, cartões de crédito, cards, ferramentas, caixas, entre outros.
Acetato é uma substância química em estado sólido. Ele é muito parecido com o plástico convencional, mas é muito mais rígido e firme. Possui boa transparência e ótima qualidade de impressão.
Logo no início de sua utilização no mercado, o acetato era muito usado para a produção das chamadas películas de filmes fotográficos.
Por sua facilidade de ser aquecido, apresentava alta maleabilidade e amolecimento que pode ser adaptado e transformado mais facilmente que outros materiais.
Em termos químicos, o monômero chamado Acetato de Vinila (VAM) corresponde a base para a produção de outras duas substâncias, como o acetato de polivinila e acetato de vinila.
Suas possibilidades de aplicações incluem diversos produtos, como as próprias embalagens para para a indústria alimentícia, embalagens de presentes, artigos de artesanato em geral, entre outras opções.
Agora que já entendemos as atribuições técnicas dos materiais, vamos contextualizar brevemente a diferença entre PVC Semi Rígido e o acetato e suas disponibilidades no mercado.
Em linhas gerais, o acetato tem um ductilidade maior que o PVC, ou seja, a sua dureza é maior, embora ambos apresentem boa transparência e qualidade de impressão.
A grande questão que talvez poucas pessoas sabem ou até mesmo se surpreendem ao saber, é que o acetato deixou de ser fabricado pelas indústrias há algum tempo.
Por esta razão, o PVC Semi Rígido vem se mostrando como uma excelente opção de baixo custo, além da estética, leveza e durabilidade conferida aos mais variados projetos.
Sobretudo, o material tem se destacado como um grande aliado na confecção de embalagens para indústria alimentícia, agregando qualidade e excelente desempenho.
O poliéster costuma ter uma transparência maior e uma qualidade de superfície melhor. Ambos tem uma ductilidade semelhante, tem peso específico levemente maior ou seja: com o PET se produz menos por quilograma.
Outra questão de comparação está em relação aos pontos de amolecimento do PET, que é maior, isto é, acima de 180°C.
Portanto, o PET não possui a mesma qualidade de impressão do PVC.
Na VICK você encontra as melhores chapas ou bobinas de PVC Semi Rígido para confecção das mais diversas embalagens.
A VICK é especializada em fornecer soluções completas e se você deseja conhecer mais sobre as características e diferenciais do material, nossos consultores podem te ajudar!
Clique no botão, abaixo, e fale agora mesmo conosco.