Amplamente utilizadas na comunicação visual de ambientes internos, as Chapas PSAI possuem resistência, aderência de serigrafia e vinil adesivo.
As Chapas PSAI são a opção perfeita em custo-benefício para quem busca produzir displays, placas de sinalização, embalagens e brindes.
PSAI é a sigla para Poliestireno de Alto Impacto. O poliestireno é uma das mais antigas resinas sintéticas, desenvolvida em 1831. Todavia, ela só conseguiu realmente entrar para a indústria quase 100 anos depois, a partir da década de 1930.
Nos Estados Unidos, expandiu-se na época da 2ª Guerra Mundial, devido a um programa de incentivo à borracha sintética e à produção de plásticos. De lá para cá, muitas coisas mudaram. O poliestireno se tornou um material bastante comum, encontrado em diferentes lugares e formatos, como lacres, copos descartáveis, embalagens de proteção e conservação de alimentos, espuma, eletrodomésticos, entre outros.
Essa pluralidade do material ocorre devido aos processos de fabricação: moldagem por injeção, sopro, laminados, termoformação, modificação com cargas minerais e fibras de vidro. Por isso, existem três tipos mais comuns de poliestireno:
Quimicamente, o poliestireno é um homopolímero, resultante da polimerização do monômero de estireno – um líquido que possui a fórmula C6H5C2H3, ou seja, hidrocarboneto aromático insaturado.
O material é um termoplástico. Isso significa que é de fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor. Chega a ficar em estado líquido ou pastoso.
Já o PSAI é feito por extrusão, a partir do poliestireno cristal granulado. Contém, ainda, 10% de polibutadieno ou de estirenobutadieno; além de 5% a 10% de elastômero (borracha), o que o torna mais resistente para aplicações que necessitam de mais segurança.
O poliestireno se caracteriza por sua facilidade de processamento e baixo custo. Devido à sua característica de termoformagem, as peças podem ser facilmente modeladas para diversos formatos.
As Chapas PSAI possuem também resistência a impactos, sendo 80% superiores ao vidro. E, mesmo em temperaturas extremas, conseguem manter suas propriedades.
É importante destacar que o PSAI é um material de coloração opaca, mas que pode ser encontrado em diferentes cores, inclusive transparente Também permite impressão UV (Ultravioleta), impressão serigráfica, adesivagem, termoformagem, corte de guilhotina, router e serra circular, além de colagem e dobra.
De modo geral, as Chapas PSAI são destinadas a quem busca:
Além da facilidade na modelagem de peças e impressões, as Chapas PSAI têm outra vantagem para quem busca custo-benefício: a possibilidade de cores.
Essa qualidade é interessante, pois ajuda a economizar em adesivações e outras interferências no material para quem deseja cores específicas.
As colorações acontecem quando as Chapas PSAI são produzidas, tendo por base a resina de PSAI pigmentada em diversas cores.
As cores disponíveis são:
Por se tratar de um material resistente, as Chapas PSAI podem ser utilizadas para a confecção de utensílios domésticos rígidos, eletrodomésticos e eletrônicos, indústria de refrigeração, embalagens de alimentos e comunicação visual interna.
Alguns produtos feitos de PSAI são:
As possibilidades de medidas e cores das Chapas PSAI variam de acordo com o acabamento e textura do material. Mas o tamanho varia entre 0,30mm e 15 mm de espessura. Já a largura, de 500mm a. a 2.000 mm
As Chapas PSAI possuem ótimo custo-benefício e aplicabilidade. Entretanto, é preciso adquirir produtos de qualidade com fornecedores reconhecidos no mercado.
A VICK atua há 36 anos na distribuição de plásticos de alta performance para todo o Brasil. No caso das Chapas PSAI, é importante conhecer bem o material e suas recomendações para não errar na escolha. Por isso, a equipe VICK é capacitada para oferecer suporte para a compra, partindo das necessidades do cliente.
Solicite atendimento à equipe para conhecer os tamanhos, espessuras e outros detalhes do material.